55% de todo esgoto coletado no Brasil vai para a natureza: entenda!

Não é novidade que o Brasil ainda tem muito o que melhorar, ainda mais quando o assunto é saneamento básico. Mas não o saneamento básico que todos os canais de comunicação abordam como “água tratada” e sim aquele que conhecemos como esgoto.

De olho nas estatísticas
Um estudo realizado a partir de dados de 2016 – que foram divulgados somente este ano – do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) aponta que somente 45% do esgoto gerado no país passa por tratamento.
Isso significa que os outros 55%, o equivalente a quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia, são despejados diretamente na natureza.

Um problema crônico
Os números de esgoto são piores que os de água no país por causa da falta de prioridade nas políticas públicas, maior custo de investimento e dificuldade nas obras, entre outros motivos. Isso, com base em uma análise histórica.
Este ano até houve uma alta entre os indicadores, mas o acesso ao tratamento de água e a coleta de saneamento básico ideal ainda continua um sonho distante para muitos brasileiros.
Sem contar que, uma vez que o esgoto não é tratado e é jogado diretamente na natureza, pode causar diversos problemas ambientais e sanitários.

Curiosidade
O estudo que citamos no começo deste texto também divulgou um ranking com as 100 maiores cidades do país, usando critérios de indicadores como abastecimento de água, coleta de esgoto, percentual de esgoto tratado e investimentos e arrecadação no setor.
A curiosidade é que Jundiaí, cidade do interior do estado de São Paulo, onde nossa empresa está localizada, encontra-se na 20ª posição desse ranking.

Leia a matéria na íntegra em: https://glo.bo/2HcfYp9.